51 3075.9555/3075.9556/99814.0373

Sempre quando ocorre algum problema na bateria tracionária, é necessário testar sua carga para saber qual é o atual estado dela. Para isso, é necessário o densímetro, equipamento que mede a densidade da carga da bateria, assim é possível diagnosticar com precisão a necessidade de carga rápida ou lenta, até em casos onde a bateria está entrando em estado de inutilização.

Densidade bateria tracionária
testando densidade bateria tracionária

A densidade significa o peso do eletrólito, o valor para uma bateria carregada é de PH=1.280 g/dm3 à 30° C. A leitura da densidade com um densímetro é o método mais confiável de verificar a carga da bateria tracionária, pois o eletrólito varia de acordo com o nível de carga da bateria.

A carga é o principal processo para a manutenção da bateria. Isso porque, após sua realização, a bateria tende a voltar à sua condição inicial.

Existem diversos tipos de carregadores para baterias tracionárias. Nesse caso, consultar o fabricante da bateria para saber qual é o melhor carregador para sua bateria.

Densimetro
bateria em bom funcionamento

 

Carregando

Caso o carregador esteja enviando corrente excessiva para a bateria tracionária, acontecerá um superaquecimento. Isso irá causar a evaporação de água, baixando o nível do eletrólito. Uma bateria carregada deve estar com PH=1.280 g/dm3. Quando o valor baixa para PH=1.240 g/dm3 ou inferior, significa que essa bateria encontra-se descarregada.