51 3075.9555/3075.9556/99814.0373

Os sulfatos são sais derivados do ácido sulfúrico na bateria tracionária. Nas baterias do tipo chumbo-ácido, o eletrólito é uma solução de ácido sulfúrico e os eletrodos placas de chumbo. Em alguns casos, esse sulfato forma nas placas cristais grandes que afetam o funcionamento da bateria pois causa danos as placas. No entanto, o termo também é usado para descrever a corrosão de terminais, fios contatos que ocorre quando os vapores de ácido sulfúrico atacam esses materiais. Por exemplo, o “pó branco” que se forma nos terminais das baterias tracionárias é causado por uma sulfatação. Terminais corroídos dessa forma são denominados sulfatados.

Algumas situações que podem sulfatar a bateria tracionaria: Deixar a bateria descarregada por um longo período. Deixar que a bateria permaneça inativa durante 24 horas ou mais. Adição em excesso de ácido sulfúrico e eletrólito, promovendo a acumulação de cristais isolantes (sulfatação). Sobrecarga frequente e excessivas sessões de descarga. Interrupção das sessões de carga, causando o acúmulo de sulfatação aguda. Ineficientes carregadores de bateria que causam o acúmulo de sulfatação crônica.

A adição de água destilada em momento inoportuno, carregamento insuficiente, causando acúmulo de sulfatação nas placas não ativada pela sessão de carga, falta de eletrólito que expõe as placas ao ar criando sulfatação de imediato, altas temperaturas aceleram a acumulação de sulfatação.


Sinais de Sulfatação

Sulfatação cobre as paredes porosas das placas inibindo a carga completa da bateria. Falha mecânica, devido a expansão das placas. Aumento do tempo de carga, devido à dificuldade de produção interna de energia. Redução da performance das baterias Diminuição da densidade do eletrólito devido à perda de ácido sulfúrico.


Como evitar a sulfatação

Para maximizar a vida útil da bateria, evite causar descargas profundas, com recargas incompletas ou longos períodos sem recarga. Evite, da mesma forma, realizar recargas incompletas constantemente.
Deixar a bateria semi-carregada ou descarregada durante um tempo prolongado também contribui para a sulfatação das placas.
Além do mais, o baixo nível de eletrólitos (a solução ácida da bateria) é outro responsável pela danificação das placas de chumbo.
Com esses cuidados você evita que o sulfato de chumbo se acumule.

Dessulfatação

A Triunfo Baterias possui recarga com aparelhos dessulfatadores, enquanto a bateria é recarregada as máquinas auxiliam na dessulfatação mantendo o equilíbrio entre o ácido e os eletrodos das placas de chumbo.

Bateria sulfatada
Bateria corroida pelos sulfatos nas placas.