51 3075.9555/3075.9556/99814.0373

Alguma vez você deve ter se perguntado qual seria a diferença entre baterias automotivas, tracionárias e estacionárias, não é mesmo? As automotivas estão claras que seriam para carros entre outros veículos tradicionais, mas as tracionárias e estacionárias, para que seriam utilizadas?

Baterias Tracionárias

São baterias que utilizam cargas para máquinas de grande porte, normalmente em indústria, pois são utilizadas sem gerar poluentes ao ar e grandes ruídos, por isso são usadas, em sua maioria, em galpões e outros lugares fechados, normalmente se encontra esse tipo de bateria em empilhadeiras elétricas, paleteiras elétricas, rebocadores elétricos e outros veículos de tração elétrica.

Estas possuem uma capacidade cíclica muito maior do que as outras baterias e possuem componentes ainda mais sofisticados do que as estacionárias e maior duração até por serem desenvolvidas sob encomenda, elas agregam-se uma química mais poderosa e ligas de chumbo de maior resistência e condutividade elétrica.

As dimensões das placas, e seus componentes internos também influenciam no potencial podendo chegar a fornecer de 5 a 8 horas de utilização em um equipamento para depois entrar em processo de recarga.

A vida útil dessas baterias também varia de acordo com sua aplicação de carga e descarga, bem como sua temperatura de operação e também pelo bom manuseio. Geralmente essas baterias podem chegar a durar de 5 a 8 anos após sua fabricação, se dada uma manutenção corretamente.

Baterias Estacionárias

Essas baterias são utilizadas para gerar energia a pequenos equipamentos os quais ficam estacionados. Muito comum em nobreak’s para computadores.

Basicamente é fabricada com os mesmos materiais porém mais nobres que os utilizados na fabricação das baterias automotivas. Isso faz com que sejam mais caras e tenham uma expectativa de vida mais prolongada.

Há comentários que essas baterias podem fornecer até 80% de sua capacidade em operação com uma tolerância um pouco superior à das automotivas podendo chegar até 30º Celsius.

Baterias Automotivas

As baterias para veículos como carros, motos, ônibus, caminhões entre outros, são as mais vistas e utilizadas. Foram desenvolvidas para fornecer alta corrente em um período curto de tempo. Este tipo de bateria é formada por placas de chumbo metálico intercaladas com placas de chumbo revestidas de óxido de chumbo IV (PbO2), separadas por papelão ou plástico.

Elas são feitas especificamente para fazer funcionar o motor de um automóvel, sendo carregada em seguida pelo alternador do mesmo. Sua temperatura de operação pode chegar ao máximo 25º Celsius, assim podemos entender que essa bateria se desenvolve de uma melhor forma quando se encontram de 90 a 100% de sua capacidade de carga.